Facebook Twitter

Análise #1 - Clash Royale

 

      Se você curte jogos em plataforma mobile provavelmente já deve ter visto Clash Royale por aí. O novo jogo da SuperCell, que é baseado em outro grande sucesso da empresa, Clash of Clans, apresenta uma jogabilidade totalmente única, inovadora e muito, mais muito divertida! O jogo é fenomenal e provavelmente irá inspirar vários outros jogos por aí. E o principal: a facilidade para se jogar, tanto no smartphone quanto no tablet, é incrível!
   

      É difícil descrever Clash Royale, pois como eu disse anteriormente, ele é único. Podemos dizer que ele é um jogo de cartas colecionáveis, ​​onde suas cartas representam unidades de batalha em um jogo de estratégia em tempo real, que são colocadas em uma arena do estilo dos jogos MOBA, onde existem duas torres e uma base, sendo que você precisa defender a sua e destruir a do inimigo. Isso pode soar um tanto quanto complicado, mas a magia de Clash Royale é que tudo é apresentado de uma forma que você não precisa saber nada sobre jogos de cartas, MOBAs, ou qualquer estratégia desses gêneros, porque tudo foi simplificado de forma magistral.


      Clash Royale dispõe de algumas dezenas de cartas (que representam as unidades de batalhas), sendo que o jogador pode escolher oito cartas para compor seu deck. Comparando com outros jogos de cartas, como Magic ou Hearthstone, que possuem decks com mais de 30 cartas, isso pode parecer bem básico. Porém é nessa simplicidade que Clash Royale se destaca. Fora o fato que gerir essas oito cartas não é uma tarefa tão simples assim, pois você precisa saber se elas possuem harmonia entre si, se seu deck está equilibrado entre ataque/defesa. 

      Você "invoca" as unidades no campo de batalha arrastando as cartas no campo de batalha e escolhendo o posicionamento delas. Falando em posicionamento, ele é essencial para a vitória, já que cada unidade tem um comportamento diferente na arena: por exemplo, o Gigante sempre irá direto para a torre ou castelo do inimigo, ignorando as unidades que estiverem no caminho; já a Mosqueteira irá atacar as unidades mais próximas a ela, até o caminho estar livre para a torre. Para invocar as cartas, você precisa de um recurso chamado Elixir, que aumenta com o tempo, e cada carta possui um custo de elixir diferente para invocação, baseado na força da carta. 


      Além disso cada carta possui um nível de raridade. Esse nível de raridade está ligado a força dela, e se divide em Comum, Rara e Épica. Por exemplo, o Príncipe é a primeira carta épica que todos jogadores encontrarão. Ele custa cinco de elixir para invocar, e depois de um breve período vai rapidamente correr para a unidade ou estrutura mais próxima e realizar um ataque poderoso. A primeira vez que você encontrar essa carta, você consegue notar o quão forte ela é. Porém o Príncipe pode ser facilmente derrotado pelo Exército de esqueletos, que custa apenas quatro de elixir e invoca diversos esqueletos para destruir as tropas terrestres! Essa é a grande diversão de Clash Royale, você precisa ter respostas rápidas para contra atacar as cartas do seu inimigo e tomar a base dele! A profundidade da estratégia nesse jogo é incrível!

      Basicamente vence quem possuir mais "coroas" ao final da batalha, obtidas da seguinte forma: cada torre destruída te dá uma coroa, porém caso você destrua a base do inimigo, você ganha automaticamente. Cada batalha tem o tempo máximo de quatro minutos, que se divide assim: os primeiros dois minutos são normais, você ganhará lentamente elixir para jogar suas cartas. Se dentro desse dois minutos você não conseguir destruir a base do inimigo, nem ele a sua, mais um minuto é adicionado a batalha, porém com o dobro de elixir sendo gerado. Ao fim desse minuto adicional, vence quem tiver mais coroas, porém, se estiver empatado, um minuto adicional entra em jogo, porém dessa vez como Morte súbita - quem conquistar a primeira coroa vence. Se ao final desse um minuto extra ninguém vencer, o jogo termina empatado.


      Para conseguir novas cartas ou melhorar as que você já possui, você irá precisar de baús e ouro, que são ganhos da seguinte forma: ouro é adquirido após cada baú aberto ou comprado com "gemas", o recurso pago do jogo; já os baús são conquistados a cada batalha vencida, após conquistar 10 coroas, baús gratuitos - a cada quatro horas, ou comprados com "gemas". Cada baú possui também um nível, que altera a quantidade e raridade das cartas que você conseguirá. Existe o baú de prata, o baú de ouro, o baú gigante, o baú mágico e o baú super mágico. Além disso, para baús conquistados em batalhas, existe um tempo para abri-lo, e você só pode abrir um baú de cada vez. Clash Royale é um jogo gratuito, porém a SuperCell precisava achar uma forma de monetizá-lo - e conseguiu. Apesar de você conseguir tudo com o tempo, assim como no Clash of Clans, existem esses atalhos com as gemas para os mais apressados. 


      Você também pode participar de um clã em Clash Royale, onde você poderá doar ou receber cartas, participar de batalhas amigáveis, além de enviar e assistir replays de batalhas. Já para avançar nos ranks do jogo e conseguir cartas melhores, você deverá vencer batalhas e ganhar troféus, sendo que para cada rank você precisará de um número específico de troféus.

      Outra adição muito divertida do jogo é a TV Royale, onde você pode assistir o replay das batalhas mais épicas dos jogadores tops. É um local ótima para aprender estratégias e quais cartas tem harmonia entre si!


      Eu não tenho nada a reclamar do jogo! Muito divertido, viciante e épico! Ainda não consegui sair da Arena 3 devido falta de tempo e por ser ruim kkkk. Te encorajo a fazer um teste desse jogo, tenho certeza que você irá adorar!

      Se você gostou dessa análise e quer ver mais, deixe seu comentário e siga o Túnel Nerd nas redes sociais! Um grande abraço!

Compartilhe esse post!

  • Facebook
  • Twitter
Autor: Allyson
Viciado em games desde criança, por causa de um Nintendinho, um Super Mario World 3 e um Legend of Zelda. Fã de RPGs, filmes e séries, administro o blog Túnel Nerd e compartilho com você as atualidades do mundo dos games e da cultura nerd.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...